É comum que por necessidade financeira ou outros motivos, alguns trabalhadores acabem prestando serviço para mais de uma empresa, a isso damos o nome de atividades concomitantes.
Falando de aposentadoria, algumas pessoas acreditam que por trabalharem em duas ou mais atividades, poderão contar mais tempo de contribuição de uma só vez e assim, se aposentar mais cedo. Porem, isso não é verdade!
Mesmo que você trabalhe em duas empresas e contribua para o INSS duas vezes no mesmo mês, essas contribuições equivalem a apenas um mês de contribuição para a sua aposentadoria. Por exemplo: se você trabalhou por 10 anos em duas empresas, não poderá somar o tempo de contribuição como se fosse o dobro, somará apenas 10 anos!
A grande diferença para quem trabalha em dois empregos, costuma estar no valor do benefício que você irá receber, pois, os salários recebidos serão somados no calculo da aposentadoria. Isso porque trabalhando em dois lugares, você foi obrigado a pagar o INSS com base nos salários que ganhava em cada emprego, e isso subirá a renda do benefício.
Mas ATENÇÃO! Atividades concomitantes são aquelas em que o trabalhador atuou em mais de uma empresa ao mesmo tempo, fazendo contribuições ao INSS em ambas as empresas. Então se você trabalha em mais de uma empresa, porém, em uma delas não faz contribuições ao INSS, não será possível realizar a soma de ambos os salários no calculo do seu benefício!
Fonte: Direito News
A notícia da íntegra esta disponível em: https://www.direitonews.com.br/2023/01/entendendo-previdencia-esqueci-pagar-meu-inss-posso-recolher-atraso.html